Autor: Ruta Sepetys

 Tradução: de Fernanda Abreu 1ª Edição

 Editora: Arqueiro

 Ano de publicação 2011

 Paginas 240 

Americana e filha de um lituano refugiado, a autora Ruta Sepetys lançou em 2011 seu primeiro romance, contando a difícil realidade dos povos que sofreram com o governo de Stalin, líder da URSS entre 1922 e 1953. A Vida em Tons de Cinza é uma história de superação, amor e esperança. Um livro incrível.






Sinopse do livro

Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos. Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria. Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.
"É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa. "


Minha Opinião:

Confesso que segurei este livro na estante por muito tempo, e me arrependo profundamente, o livro é simplesmente fantástico, a escrita da Ruta Sepetys  é simplesmente incrível e gostosa de ler. Lina, a protagonista apesar de ter apenas 15 anos de idade, é bem madura, forte e determinada eu gostei dela o tempo todo, e como a narrativa é em 1ª pessoa você se sente intima dos personagens, eu juro que consegui sentir a dor deles. Temos personagens secundários incríveis, eu adorei o irmão mais novo de Lina, o Jonas, também vamos conhecer o lindo do Andrius que te tira suspiros mesmo em meio ao caos e a mãe da Lina gente o que é aquela mulher? ela simplesmente te faz se sentir ruim diante de tanta bondade que há nela. O livro é muito triste, mas quando acabou eu fiquei com aquele gostinho de esperança sabe?! Esse livro definitivamente mexeu comigo, ele vai ficar na minha memória por um bom tempo. Super indico este livro, com certeza ele vai entrar para as melhores leituras do ano.

No auge do inverno, finalmente percebi que dentro de mim havia um verão invencível.


Quanto à diagramação: A editora Arqueiro está de parabéns, tradução e revisão perfeitas, folhas amareladas o que facilitou a leitura, a capa faz muito sentido e sem contar que tem mapas nas primeiras paginas que mostram os caminhos percorridos pelos lituanos
                     “Se eu lhes entregasse minha dignidade, o que iria restar?

          
                

                 Vocês já leram? Comentem e me digam o que achou. ok? 

Bruna Thayla


2 Comentários

  1. Parabéns pela resenha!
    E esse livro, não tenho nem palavras para descrever o quanto eu gostei! Incrível! Um dos melhores livro que já li!
    Concordo com você, com a narrativa em 1ª pessoa conseguimos sentir a dor dos personagens!
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...